O Judô foi criado em 1882, no Japão por Jigoro Kano, que mais tarde criou a primeira escola de Judô a KODAKAN em Tókio.
Como filosofias possuímos:
* JU = Suave DO = Caminho, JUDÔ = Caminho suave.
* SEIRYOKUZENYÔ = Máxima eficiência e mínimo esforço.
* JITAKIÔEI = Bem estar e benefícios mútuos.
Algumas nomenclaturas:
* SENSEI = Professor
* REI = Saudação
* ONEGAI SHIMASSU = Por favor
* ARIGATÔ GOZAIMASHITA = Muito obrigado
* RAGIME = Começar
* MATE = Parar
AULA PRÁTICA
A aula foi ministrada pela professora Keith juntamente com o acadêmico Julio que é faixa preta em Judô e da aula desta luta em escolas:
SAUDAÇÃO
Iniciamos com o professor dando inicio a saudação dizendo: SENSEI REI, resposta: ONEGAI SHIMASSU.
Esta saudação é feita de joelhos e todos devem se curvar.
ADAPTAÇÃO AO SOLO
A primeira atividade de iniciação são práticas lúdicas para que as crianças façam a adaptação ao solo.
TARTARUGA: todos são tartarugas e ficam em 6 apoios (mãos, joelhos e pés) andando pela sala, um dos alunos será o pegador, quem ele pegar vira o pegador.
A variação da atividade é para a iniciação do rolamento, onde as tartarugas para se proteger do pegador devem rolar e virar de barriga para cima, permanecendo por até 3 segundos e depois voltando a posição anterior.
APRENDENDO A CAIR
Em uma nova atividade o objetivo agora é aprender a cair, com a dinâmica do cachorro Buldogue, onde todos os alunos ficam em pé, e um colega é o buldogue, esse deve abraçar os colegas pelas pernas e derrubá-los no chão, quem o pegador pegar vira Buldogue e ajuda na "caça" aos colegas, até que todos sejam Buldogues:
Ainda com enfoque na adaptação da criança ao solo, a próxima atividade visa também a memorização do nome do criador do Judô Jigoro Kano. Nesta atividade todos os alunos fica alinhados deitados no chão com a barriga para baixo, e o professor fica em pé mais a frente e de costas para o restante. Enquanto o professor estiver de costas os alunos podem rastejar no chão para frente, quando o professor vira falando Jigoro Kano, os alunos devem virar estátuas, quem se mexer volta ao ponto de partida, o objetivo é atravessar o caminho até o professor rastejando "sem que ele veja".
ROLAMENTOS
A progressão para o USHIRO UKEMI (queda de costas) do Judô inicia-se com a balancinha, onde o aluno sentar no chão, flexionar os joelhos e segurar os pés com as mãos, e projetar o corpo para frente e para trás, fazendo uma "balancinha", sentindo o solo nas costas.
Uma variação é a balancinha lateral, onde o aluno sentado deve cruzar as pernas "perninha de índio" e segurar os pés com as mãos, projetar o corpo para a lateral do corpo fazendo um círculo no chão. Sentindo todo o corpo em contato com o solo.
Em um outro momento, iniciamos com os rolamentos, para que ao cair a criança saiba se esquivar no chão e levantar. O aluno deve sentar no chão e ao sinal do professor jogar as pernas em direção à cabeça. Lembrar de girar pelo ombro e não pelo pescoço, ou seja, virar a cabeça de lado e jogar o peso do corpo pelo ombro.
PEGADA
Para a execução do KUMI KATA (pegada), é praticada a "valsinha" onde um aluno é dominante ele quem conduz "a valsa" puxando o colega pela gola e manga do Kimono.
QUEDA
Antes de começar a derrubar ensina-se a cair lateralmente que é a queda mais utilizada. Individualmente e em roda os alunos deitam no chão com uma perna flexionada e a outra estendida uma mão no abdômen e a outra estendida acima da cabeça, na contagem do professor que será A-DO-LE-TA os alunos devem mudar rapidamente para posição do outro lado.
IMOBILIZAÇÕES
A imobilização ou GATAME é um dos pontos principais do Judô. A HONKOZEGATAME é uma imobilização onde um atleta fica por cima do outro abraçando-o no chão. Mantendo-o no chão com a força do tronco e braços.
Já a imobilização lateral YOKOSHIROGATAME o atleta imobiliza o adversário pelo pescoço, e mantém segurando-o pelo pescoço e braço.
PROJEÇÃO
Para aprender a derrubar o adversário utilizamos a prática da "vassourinha", primeiramente sozinhos os alunos dão passos laterais e faz o movimento do "varrer" com o pé, que serve para projetar o adversário.
Depois em duplas os alunos executam a projeção com queda somente com a força dos braços
QUEDA COM PROJEÇÃO E IMOBILIZAÇÃO
Por fim, juntando as 3 técnicas, é feita a queda com imobilização. Onde os alunos deverão executar a valsinha, com a projeção somente com as mãos e uma técnica qualquer de imobilização, o adversário imobilizado deverá tentar de livrar do colega.
REFERENCIAS:
- Aula do dia 21/05 ministrada pela professora Keith Sato na PUCPR
- Dados da filosofia e algumas técnicas fornecidos pelo acadêmico Julio.
POSTADO POR: Thays Fernanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário