Hoje os exemplos serão de três classificações a de Rapidez e Atenção, Conquista de Objetos e de Conquista de Territórios.
Rapidez e Atenção:
Alternando sempre a função de atacante e atacado. Sempre evitar contato próximo com o adversário. São reações motoras características desses jogos são deslocar-se rapidamente, reagir ao deslocamento do outro, mudar de posição. E as ações cognitivas são, ser atento e vigilante, respeitar e aceitar as regras, aceitar a derrota, situar-se em espaço delimitado, estudar o adversário.
Para trabalhar com crianças daremos dois exemplos de atividades 'O SACI' e 'A ARANHA':
SACI:
O aluno escolhido para ser o saci deverá segurar um dos seus pés com uma das mãos , se estabilizando em um pé só , o restante da turma se espalha pela sala , ao sinal do professor o “saci” deverá tentar tocar em seus colegas, os colegas que forem tocados pelo “saci” , deverão fazer o mesmo procedimento , ficando em um pé só tentando tocar nos demais. Este é um jogo de rapidez e atenção, que possui como principais ações motoras, ataque: toque ; defesa: esquiva.
ARANHA:
Um aluno será escolhido para ser a aranha , e deverá ficar em 4 ou 6 apoios (mãos e os pés, ou mãos, joelhos e pés), a turma se espalhará pela sala e ao sinal do professor, o aluno “aranha” deverá tocar em seus colegas, os alunos ao serem tocados deveram “virar aranha” assumir igualmente a posição em 4 ou 6 apoios, e pegar os demais colegas. Este jogo envolve atenção e rapidez, e possui as ações motoras de ataque - o toque, e ações motoras de defesa - a esquiva.
Conquista de Objetos:
As ações de oposição são feitas em direções a objetos a serem conquistados.. Exige maior aproximação dos adversários. Suas principais ações motoras são proteger o objeto, apropriar-se do objeto, resistir ao ataque do outro. Como ações cognitivas temos que aceitar o contato, aceitar regras, imposições de espaço e de tempo e traçar estratégias.
Um exemplo de atividade escolar é o bola no arco:
BOLA NO ARCO:
A turma é dividida em duas equipes, é dado um número para ada aluno em cada equipe, o professor deverá ordenar o número que desejar e o aluno de cada equipe correspondente ao número ordenado deverá agarrar a bola e tentar leva-la ao seu arco para fazer o ponto, cada aluno tentará impedir seu oponente agarrando-o, puxando a bola, não pode ficar em pé, sempre de joelhos, ou em 4 ou 6 apoios.
Conquista de Território:
Nestes jogos o contato é inevitável, já que todas as ações motoras de ataque e defesa são utilizadas em realização. São ações motoras destes jogos o agarrar, empurrar, puxar, resistir, e desequilibrar o adversário. As ações cognitivas e as atitudes utilizadas são coragem, organização espacial e temporal, criar e respeitar regras, inventar ações, controlar suas ações.
Um exemplo educacional é o tradicional pique-bandeira, porém, no caso utilizaremos a bola.
PIQUE-BOLA
A turma é dividida em dois grupos, uma linha central delimita o espaço de cada grupo, haverá um arco com uma bola em cada lado pertencente a cada grupo. Ao sinal do professor os alunos deverão se aproximar em 2 (pés) ou 6 apoios(mãos, joelhos e pés ) do grupo adversário com o objetivo de pegar a bola e ergue-la em sinal de posse. Cada grupo deverá tentar impedir seus adversários agarrando-os e imobilizando-os.
REFERÊNCIAS:
Aula ministrada dia 12/02/2014 - Pela professora Keith Sato - PUCPR
Imagens da internt
Conhecendo Lutas na Ed. Física Escolar - CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS DE OPOSIÇÃO
Lutas I - Jogos de oposição
POSTADO POR: Thays Fernanda
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