quarta-feira, 19 de março de 2014

Karatê-do

AQUECIMENTO

Um aquecimento "forte", visando trabalhar a velocidade e respiração.
Os alunos dividiram-se em dois grupos, ao comando da professora deverão ir até a ponta do tatame deitar e executar 5 flexões, levantar voltar a outra extremidade do tatame e realizar mais 5 flexões, ao todo, serão 4 séries de 5 flexões. 



POSTURA NA HORA DA SAUDAÇÃO

Deve-se ficar de joelhos com o bumbum encostado nos calcanhares, e os dedões dos pés um em cima do outro. As mãos devem estar juntas apoiadas no chão formando um triângulo, assim executa-se o movimento de inclinar-se para frente sem encostar a cabeça no chão os nas mãos e desencostar do bumbum dos calcanhares.



ALTURA DOS ATAQUES E DEFESAS

Jodan - Alto (cabeça)
Tchudan - Médio (peito)
Guedan - Baixo (altura da faixa - cintura) - Chutes abaixo da linha da cintura não podem ser executados

DEFESA MÉDIA

Objetiva defender-se dos golpes 'Thudan' a mão que defende é a oposta ao pé que está a frente do corpo, o movimento parece com "tirar uma espada da cintura" a mão que defende vem da cintura e posiciona-se em frente ao corpo na linha dos ombros, enquanto a outra mão posiciona-se na cintura.



ATAQUE ALTO

O chute a nível Jodan, tem como objetivo alcançar o nível alto, as mão devem permanecer próximas ao queixo em posição de guarda (defesa). O joelho correspondente ao pé que irá realizar o golpe deve-se elevar ao máximo, e realizar o chute, a altura do chute corresponde a elevação do joelho, a perna que permanece no chão deverá permanecer semi-flexionada.


ATIVIDADE DE REFLEXO

Os alunos deitam no chão em decúbito ventral (de barriga para baixo) e permanecem olhando para a professora, a professora terá nas mãos um pé de meia, ela fica com as mãos para trás e ao mostrar a mão vazia os alunos devem levantar realizar um Zuki (soco) e deitar-se novamente para esperar o próximo sinal, se ela mostrar a meia os alunos deveram levantar e realizar um Maegeri (chute frontal) e deitar-se novamente para esperar o próximo sinal. 


DEFESA COM SAÍDA EM DIAGONAL
A professora faz a demonstração de ataque com a aluno executando a defesa com saída em diagonal. Em uma simulação de competição.


REFERÊNCIAS

- Aula do dia 19 de março de 2014, ministrada pela professora Keith Sato, em PUCPR

Postado por: Thays Fernanada

quinta-feira, 13 de março de 2014

apresentações e fundamentos do karate-do.

Apresentações de jogos de combate:
1° grupo - conquista de território
Tivemos inicio com alongamento e aquecimento orgânico , a atividade desenvolvida contou com uma variação da brincadeira "estátua" , uma música estava tocando enquanto os alunos andavam aleatoriamente pela sala, quando a música parava os alunos tinham que formar duplas com o colega que estivesse mais próximo.Em seguida o professor emitia o comando da posição em que eles deveriam ficar, ou seja, de 1,2 ou 4 apoios objetivando empurrar o colega para fora do tatame,quem perdia pagava um mico.

2°grupo- conquista de objeto
A atividade proposta pelo nosso grupo foi a variação da brincadeira "pega grampo" , que quando aplicada na escola pode ser desenvolvida com objetos coloridos e chamativos para as crianças , neste caso usamos fita crepp , colocada nos ombros , abdomen e joelhos e cada aluno.O objetivo era que em os alunos se dividissem em duplas e com movimentos de toque e esquiva tentassem pegar o máximo de fitas do colega sem permitir que o mesmo pegasse as fitas dele!


3°grupo - reter e imobilizar
Também em duplas os alunos deveriam iniciar uma espécie de "combate" onde a parte do corpo que era tocada pelo colega era imobilizada e não poderia ser utilizada. O objetivo era fazer que o colega ficasse totalmente imobilizado.


4° grupo -reter e imobilizar
Após serem divididos em duplas, um dos alunos amarrava uma corda vermelha em sua cintura identificando que o mesmo era o atacante, sendo o outro o defensor.De costas um para o outro, ao sinal da professora o atacante teria que tentar imobilizar o defensor durante 10 segundos que só poderia se esquivar sem realizar nenhum movimento de ataque.Depois houve a troca dos papéis para que todos pudessem vivenciar os dois lados.
Fim das apresentações.Vamos para a prática dos fundamentos do karate-do???
 
FUNDAMENTOS (KIHON) :
 
-ATAQUE: SOCO (ZUKI)
CHUTE FRONTAL (MAEGERI)
 
-DEFESA: DEFESA ALTA (JODAN AGE UKE)
 
-BASES: BASE FRONTAL (ZEN KTSO DACHI)
 
 
 
Como forma de aquecimento os alunos correram pela sala e reproduziam os movimentos que a professora lhes pedia, assim como, dar dois passos e mudar de direção , correr de costas , dar 3 passos e chutar , correr dando socos no ar , etc.Em um segundo momento em forma de tabuleiro foi explicado a posição que deveriam ficar para realizar alguns fundamentos como:
 O soco - Com os pés paralelos,mãos para frente, fechar as mãos e puxalás em direção a crista iliaca, alternando os braços.


O chute frontal - De 1° momento só encostar o joelho a palma da mão, depois de encostar, extender a perna com "pé de palhaço" para evitar lesões e flexionar a perna terminando o movimento.
 
A defesa alta - Um dos braços acima do olhar, girar o punho , o outro braço vai para a cintura e cruza com o outro braço para trocarem de posição.


 
A base frontal - Flexionar uma perna a frente e extender a outra com os pés virados para o mesmo lado indicando para onde está indo, podendo ser trabalhado ludicamente com o "andar de astronalta"
Em duplas os alunos praticaram o soco e a defesa alta emitindo o KIAI (grito de força) , após divididos em duas equipes fazendo o JOKENPO brincadeira desenvolvida com os fundamentos aprendidos na aula.


Referências : Conteúdo da aula da Professora Keith.

terça-feira, 4 de março de 2014

Introdução ao Karate-Do


Introdução ao Karate-Do



A palava Karate Do, quer dizer "caminho de mãos vazias".

KARA = vazio
TE = mão
DO = caminho

Conhecido também como Karatê e caratê aqui no Brasil.
O Karate é uma luta original de Okinawa (aproximadamente em 1920 com a invasão Japonesa).

Há 4 estililos de Karatê:

- Shotokan - criado por: Funakoshi
-Gojur Ryu - criado por: Miyagi
-Wado Ryu - criado por: Otsuka
-Katashobudo - criado por: Sérgio Francisco de Sena ( estilo brasileiro de karatê)

Elementos técnicos:

1-Kihon - São os movimentos de ataque, defesa e a base de apoio dos pésataque, defesa e a base de apoio dos pés.
2-Kata - Uma luta imaginária na qual são executados os movimentos com perfeição.
3-Kumite - Luta.




REFERÊNCIA: Aula de lutas do dia 26  de fevereiro de 2014, ministrada pela professora Keith Sato - PUCPR.

POSTADO POR: Hanna Elise Canestraro