1° grupo - conquista de território
Tivemos inicio com alongamento e aquecimento orgânico , a atividade desenvolvida contou com uma variação da brincadeira "estátua" , uma música estava tocando enquanto os alunos andavam aleatoriamente pela sala, quando a música parava os alunos tinham que formar duplas com o colega que estivesse mais próximo.Em seguida o professor emitia o comando da posição em que eles deveriam ficar, ou seja, de 1,2 ou 4 apoios objetivando empurrar o colega para fora do tatame,quem perdia pagava um mico.
2°grupo- conquista de objeto
A atividade proposta pelo nosso grupo foi a variação da brincadeira "pega grampo" , que quando aplicada na escola pode ser desenvolvida com objetos coloridos e chamativos para as crianças , neste caso usamos fita crepp , colocada nos ombros , abdomen e joelhos e cada aluno.O objetivo era que em os alunos se dividissem em duplas e com movimentos de toque e esquiva tentassem pegar o máximo de fitas do colega sem permitir que o mesmo pegasse as fitas dele!
3°grupo - reter e imobilizar
Também em duplas os alunos deveriam iniciar uma espécie de "combate" onde a parte do corpo que era tocada pelo colega era imobilizada e não poderia ser utilizada. O objetivo era fazer que o colega ficasse totalmente imobilizado.
4° grupo -reter e imobilizar
Após serem divididos em duplas, um dos alunos amarrava uma corda vermelha em sua cintura identificando que o mesmo era o atacante, sendo o outro o defensor.De costas um para o outro, ao sinal da professora o atacante teria que tentar imobilizar o defensor durante 10 segundos que só poderia se esquivar sem realizar nenhum movimento de ataque.Depois houve a troca dos papéis para que todos pudessem vivenciar os dois lados.
Fim das apresentações.Vamos para a prática dos fundamentos do karate-do???
FUNDAMENTOS (KIHON) :
-ATAQUE: SOCO (ZUKI)
CHUTE FRONTAL (MAEGERI)
-DEFESA: DEFESA ALTA (JODAN AGE UKE)
-BASES: BASE FRONTAL (ZEN KTSO DACHI)
Como forma de aquecimento os alunos correram pela sala e reproduziam os movimentos que a professora lhes pedia, assim como, dar dois passos e mudar de direção , correr de costas , dar 3 passos e chutar , correr dando socos no ar , etc.Em um segundo momento em forma de tabuleiro foi explicado a posição que deveriam ficar para realizar alguns fundamentos como:
O soco - Com os pés paralelos,mãos para frente, fechar as mãos e puxalás em direção a crista iliaca, alternando os braços.
O chute frontal - De 1° momento só encostar o joelho a palma da mão, depois de encostar, extender a perna com "pé de palhaço" para evitar lesões e flexionar a perna terminando o movimento.
A defesa alta - Um dos braços acima do olhar, girar o punho , o outro braço vai para a cintura e cruza com o outro braço para trocarem de posição.
A base frontal - Flexionar uma perna a frente e extender a outra com os pés virados para o mesmo lado indicando para onde está indo, podendo ser trabalhado ludicamente com o "andar de astronalta"
Em duplas os alunos praticaram o soco e a defesa alta emitindo o KIAI (grito de força) , após divididos em duas equipes fazendo o JOKENPO brincadeira desenvolvida com os fundamentos aprendidos na aula.Referências : Conteúdo da aula da Professora Keith.
Nenhum comentário:
Postar um comentário