02 de Abril
A capoeira começa no século XVI, nos época que o Brasil era colônia de Portugal. Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta. Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros. A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta. Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.
Aula Prática
Primeiramente a professora nos apresentou uma música para pegarmos o ritmo musical da capoeira: café com pão onde batíamos palmas: video A primeira atividade de aquecimento, foi estilo “mãe cola” onde um aluno seria o seria o pegador, nesse caso o Capitão do mato, o restante dos alunos os escravos. Quando o Capitão colasse algum dos escravos esse deveria ficar em posição de defesa cocorinha, e para ser descolado outro aluno deveria fazer uma meia lua de frente, no segundo foi uma meia lua e bater uma palma por baixo das pernas virado de costas e por ultimo uma meia lua, uma palma e uma meia lua inversa (de costas).
Segunda atividade
Os alunos desenharam um triângulo no tatame para que os pés ficarem paralelos colando um pé de cada vez para trás gingando, e sempre com o braço contrario da perna que estará na frente, depois formaram duplas onde ficavam um de frente para o outro de mãos dadas gingando com o mesmo pé, em seguido foi feita a mesma coisa porém segurando apenas uma mão e por ultimo fazendo a mesma atividade só que agora sem segurarem as mãos.
E por ultimo os alunos formaram duplas e faziam ginga uma de frente para o outro, um dos alunos se abaixava e fazia a defesa com o braço e o outra fazia a meia lua com um perna de cada vez, e depois trocavam as posições.
REFERÊNCIAS:
Aula de lutas do dia 2 de Abril de 2014, ministrada pela professora Keith Sato - PUCPR.
Postado por: Luana Massanti
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