quarta-feira, 11 de junho de 2014

TÉCNICA DE QUEDAS

04 DE JUNHO



Como nós já sabemos ukemi é a arte de ser uke, ou seja a arte do artista marcial se defender de contusões e machucados durante a prática. Na realidade no Aikido O Sensei, o Fundador, levou este conceito mais longe nos mostrando que ukemi não se traduz apenas nos aspecto físico mas, na realidade, transcende o tatame e o dojo.

“Só quem cai tem a oportunidade de aprender a se levantar.”- o aikidoista sério sabe que a queda nada mais é que um estágio para se estar novamente de pé, em prontidão e alerta. Não existe o medo, a vergonha ou qualquer outro sentimento negativo, apenas a felicidade tranquila de ter dominado uma técnica e estar em harmonia com o cosmos, afinal o aikidoista usa as leis da natureza a seu favor quando realiza um bom ukemi.




Todo o arcabouço que o aikidoista constrói no tatame através de mais e mais rolamentos reflete-se na sua vida já que aos poucos ele começa a compreender que aqueles rolamentos nada mais são do que uma alegoria para os problemas e dificuldades do seu dia a dia.

Você tem dificuldades, cai entretanto sempre se levanta e sempre se está pronto para a próxima situação. Afinal é isso que devemos aprender no tatame: “Utilizar a energia da queda para se levantar e seguir adiante”, isso é ukemi.

As duas principais quedas são:

Mae ukemi: é uma técnica de defesa que deve ser usada quando você não consegue mais se manter de pé e é forçado a cair para a frente. Usando Mae ukemi, você será capaz de proteger sua cabeça, rolar pelo solo e levantar-se rapidamente.
Ushiro ukemi é uma técnica de defesa que deve ser usada quando você não consegue ficar de pé e é forçado a cair para trás. Com o Ushiro ukemi você será capaz de proteger a sua cabeça, rolar pelo solo e levantar-se rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário